Veja todas as etapas do desenvolvimento de linguagem de acordo com a faixa etária.
RN até 5 meses:
O bebê realiza o choro por forma ou dor. Fica assusta com sons altos e se acalma com a voz materna/paterna. Aos 2 e 3 meses já é possível diferenciar o choro quando é de fome ou dor, por exemplo.O bebê já reage à fala (sorri, olha e vocaliza) e já mostra atenção ao som e produra a fonte sonora. Com 4 e 5 meses o bebê brinca com os sons (balbucio) e quando alguém chama ele já movimenta a cabeça em direção.
6 até 10 meses:
O bebê já está mais desenvolvido na capacidade de localizar o som. Com 8 a 9 meses já vai até o outro para obter algo e já faz repetição de alguns sons. Aos 10 e 11 meses "conversa" usando vogais e consoantes encadeadas com entonação.
12 até 24 meses:
Nessa etapa o bebê já começa a chamar o outro para expressar aquilo que ele deseja, chamar a atenção, fazer informação e perguntar. Consegue emitir palavras isoladas, onomatopéias e frases produzidas em bloco. Entre 18 e 22 meses produz cerca de 20 palavras e entende cerca de 50 palavras. O diálogo é mantido por especularidade e complementaridade. A partir de 18 meses já faz orações com dois ou três vocábulos.
2 até 3 anos:
A criança já fala entre 200 a 400 palavras aproximadamente. Quando o adulto ajuda fazendo perguntas a criança já consegue narrar. Conversa com pessoas mas não por muito tempo pois logo acaba se distraindo. A criança já realiza perguntas, negações e afirmações. Utiliza a fala para pedir aquilo que deseja.
4 anos até 5 anos:
Nessa etapa a criança já vai falar entre 1500 a 3000 palavras aproximadamente. Ocorre nesse período um aumento significativo de nomes, verbos e adjetivos. Realiza narração de uma história conhecida não precisando de ajuda do outro ou de figuras.
5 até 6 anos:
Já podemos observar nessa idade a utilização do "pois" e do "para que" na lingagem. A criança vai apresentar um léxico de aproximadamente 6000 palavras. Conversa com mais de uma pessoa ao mesmo tempo sobre coisas ausentes e abstratas. Conta uma história organizando bem os fatos dentro da linha do tempo, podem até omitir algum fato, mas apenas o que é dispensável. Domina termos opostos como "alguns"e "muitos". Descreve bem um local ou objeto, pergunta o que as palavras significam e consegue defini-las também. Já consegue fazer rimas.
6 até 7 anos:
O léxico agora chega com valor superior ao de 10.000 palavras. Falam coisas divertidas, fazem piadas, adivinhações, mas ainda não entendem o que é engraçado na piada.É por volta dos 10 ou 11 anos que passam a entendem e explicar o sentido das metáforas e entendem o humor das piadas. Conseguem fazer bons argumentos e até mesmo persuadir. Já conseguem adequar a sua comunicação de acordo com o contexto e com o interlocutor. Não encontramos mais os desvios semânticos.
Comments