Sempre que tiver dúvidas procure um profissional.
O que é Gagueira?
A gagueira é classificada pela existência de repetoções, prolongamentos, hesitações e pausas que perturbem a fluência verbal, sendo considerado como transtorno quando há intensidade suficiente para afetar a fluência.
Ressalta-se que o sujeito com gagueira também pode ter sintomas secundários, como: aumento da tensão física, tremores e a presença de sentimentos negativos associados ao ato de falar, que o sujeito não consegue controlar. Esses sintomas são persistentes e conhecidos popularmente como "tiques". Contorções faciais, movimentos de cabeça, braço e mandíbula, também podem aparecer em alguns quadros de gagueira.
Na gagueira ocorre uma dificuldade do cérebro para sinalizar que um som ou uma sílaba terminaram e é necessário passar para o próximo. Portanto, a pessoa fica presa em algum som ou sílaba, até que o cérebro consiga dar prosseguimento.
A gagueira ocorre em indivíduos de diferentes raças, culturas, escolaridade e nível socioeconômico. Sendo mais frequente em algumas famílias, ou seja, em muitos casos o sujeito gago tem algum familiar que também tem gagueira.
Gagueira X Disfluência
Existe diferença entre gagueira e disfluência.
Na disfluência ocorrem uma ou duas repetições, enquanto na gagueira ocorrem três ou mais repetições.
Tanto na disfluência quanto na gagueira podem ocorrer interjeições, hesitações e revisões, porém as pausas tensas, assim como os bloqueios e prolongamentos são mais característicos da gagueira.
Na disfluência um discurso que contém 100 palavras, menos de 10 palavras são disfluentes, enquanto na gagueira esse número pode ser igual ou maior do que 10 palavras.
É importante ressaltar que a fala dentro do padrão de normalidade é composta por momentos de fluência e disfluência. Quando ocorre uma disfluência num falante sem gagueira em sua fala habitual, muitas vezes essa disfluência nem é percebida pelos seus interlocutores, que a aceitam naturalmente. Julga-se uma alteração quando as disfluência são mais sistemáticas, com maior estruturação, sendo mais perceptível aos ouvintes.
Importante: quem é fluente não é fluente o tempo todo, assim como, quem é gago não gagueja sempre.
Comments